sábado, 11 de setembro de 2010

POEMAS DE MARIO BENEDETTI

O poeta uruguaio Mario Benedetti






PASSATEMPO

Quando éramos crianças
os adultos andavam pelos trinta
uma poça era um oceano
a morte não existia

quando rapazes
os velhos eram gente de quarenta
um charco era um oceano
a morte somente
uma palavra

já quando nos casamos
os anciãos estavam nos cinquenta
um lago era um oceano
a morte era a morte
dos outros

agora veteranos
já alcançamos a verdade
o oceano é por fim o oceano
mas a morte começa a ser
a nossa


SÍNDROME

Todavia tenho quase todos os meus dentes
quase todos meus cabelos e pouquíssimas cãs
posso fazer e desfazer o amor
subir uma escada de dois em dois degraus
e correr cinquenta metros até o ônibus
ou seja, não deveria sentir-me velho
porém o grave problema é que antes
não me fixava nesses detalhes.

Tradução de Sidney Wanderley

Mario Benedetti (Paso de los Toros, 14 de setembro de 1920 — Montevidéu, 17 de maio de 2009) foi um poeta, escritor e ensaísta uruguaio. Integrante da Geração de 45, a qual pertencem também Idea Vilariño e Juan Carlos Onetti, entre outros. Considerado um dos principais autores uruguaios, ele iniciou a carreira literária em 1949 e ficou famoso em 1956, ao publicar "Poemas de Oficina", uma de suas obras mais conhecidas. Benedetti escreveu mais de 80 livros de poesia, romances, contos e ensaios, assim como roteiros para cinema.
Fonte: Wikipedia

2 comentários:

  1. Grande poeta! Ver "Mario Benedetti e o Recife", http://urarianoms.blog.uol.com.br/arch2009-05-17_2009-05-23.html
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Caro Majella, preciosas palavras... Tomei a liberdade de transcrever para o meu Blog (citando todas as fontes, é claro). Um abraço!

    ResponderExcluir