Geraldo de Majella
Há dez anos o Oráculo tem sido a casa da boa música em Jaraguá, território de sambistas, chorões, roqueiros e frevos. Os que gostam de samba não precisam consultar as divindades, pois os oráculos indicarão aos sábados, no crepúsculo da tarde, o caminho alegre dessa casa de música, na praça do Rayol.
Jaraguá é território da boêmia desde que Maceió nasceu com altos e baixos. Muitas vezes pensamos que tudo vai se acabar, e num outro instante o bairro ressurge das cinzas ou dos escombros.
Ainda moram, no bairro, figuras expressivas da boêmia como Etevaldo Cavalcante, o Tebas, que é um dos mais antigos e também um dos mais assíduos às tardes de samba e choro no Oráculo. Animado, dançarino e tomador de uísque, do alto dos seus 79 anos de idade e com mais da metade da vida ativa como boêmio, um incansável.
O escritor Carlito Lima, boêmio declarado, especialista em Jaraguá, afirma com conhecimento de causa que nessa região se concentra, aos sábados, principalmente, a maior quantidade de mulheres bonitas de Maceió.
Daí, suponho ser o motivo de haver tantos admiradores de samba e boêmios dançando no salão daquela casa, que podemos batizá-lo templo da boa música.
O antigo casarão onde se localiza o Oráculo propicia um excelente local para o público: amplo, arborizado e revitalizado como foi toda a região de Jaraguá. As gerações vão se misturando na praça e dentro da casa de música sem divergências; tudo acontece em harmonia. Quando termina a noitada de samba abre-se um outro espaço, o dos roqueiros.
Aos sábados, depois das vinte e duas horas, são os jovens amantes do velho rock and roll que dominam o pedaço. Os cabelos arrepiados, calças cortadas, correntes, óculos extravagantes, os tipos acrescidos ou ornados com muitas e visíveis tatuagens, fumam e dançam até a madrugada.
O idealizador dessa obra, o Oráculo, é Wagner Almeida, filho de um também boêmio, Valter Almeida, que no final da década de 1970 abriu a primeira boate de Anadia (AL), a Zueira Dancing Bar. Essa obra tem tido vida prolongada, sendo talvez o Oráculo a sua continuidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário