quarta-feira, 5 de maio de 2010

Os filósofos do futebol brasileiro

O comentarista esportivo João Saldanha



“Se concentração ganhasse jogo, o time da penitenciária seria campeão invicto.”

“Quando o presidente Médici formou o gabinete dele, não me consultou; de modo que para formar o meu time, não preciso perguntar a ele.”

“Meu time é formado por onze feras. É preciso desafrescalhar essa história de canarinhos.”

“Pelé é para o futebol brasileiro o que Shakespeare é para a literatura inglesa.”

“Quatro homens, um ao lado do outro, só em parada militar.”

“Se macumba ganhasse jogo, o campeonato baiano terminaria empatado.”

“Campo de futebol não é loteamento. Ninguém é dono de lote, de posição fixa.”

João Saldanha [1917 – 1990]. Nasceu em Alegrete [RS] e morreu em Roma. Jornalista, radialista, técnico de futebol, escritor. Foi um dos mais polêmicos comentaristas de futebol do Brasil. Desde muito jovem militou no Partido Comunista Brasileiro [PCB]. Em 1969 foi o treinador que classificou a seleção brasileira de futebol para a Copa do mundo de 1970, quando o Brasil ganhou o tricampeonato mundial de futebol.

Fonte: 90 Minutos de Sabedoria – A filosofia do futebol em frases inesquecíveis. Seleção e organização de Ivan Mauricio, editora Garamond, 2002.


5 comentários:

  1. Majella,

    Ele era o máximo! Genial,gentil,gente de verdade. E olhe que eu não gosto de futebol! Ele "circulava" com muita frequencia nas imediações do meu predio (quando eu morei no Rio),não sei dizer se ele morava aí pelo posto 6,entre Ipanema e Copacabana.Fumava muito! e sorria com os olhos cumprimentando os passantes. Ele também foi vítima da malldita dinastia Collor. Quando este llouco assumiu a presidencia, muita gente inteligente desistiu de viver: Joao Saldanha,Rubem Braga,Paulo Mendes Campos...

    O Blog está muito bom! PARABÉNS!

    Cidinha

    ResponderExcluir
  2. geraldo, só hoje abri o seu inteligente ebem redigido blog.estou enviando para uma amiga que foi casada com o nosso maravilhoso saldanha.PARABÉNS marta melro

    ResponderExcluir
  3. Excelente a lembrança do saudoso e essencial João Sandanha, em duros tempos que nos conformamos com o "grande" Dunga. Saldanha foi o grande construtor de um dos maiores selecionados brasileiros de todos os tempos, em 1970. Zagallo pegou o bonde andando - e já muito bem encaminhado.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  4. Ouví muito seus comentários na Rádio Globo, invariavemente iniciados por um "Meus amigos..."
    Assisti a uma palestra sua, na OAB, em homenagem a Jaime Miranda. Grande figura! Parabéns, Majella"

    ResponderExcluir