sábado, 29 de janeiro de 2011

E o verão chegou












Geraldo de Majella

O verão é a estação em que o sol brilha intensamente e ninguém duvida que ele seja o astro-rei. O primeiro sinal do verão quem anuncia são as mulheres. As academias lotam, as fábricas lançam novas coleções, estampadas, floridas, sumárias, e as lojas expõem os produtos nas vitrines para atrair as clientes. Assim é anunciado o verão no Brasil.

A estação é percebida em cada metro quadrado das praias. É alegria em estado puro. Não é sentida por ninguém a falta do inverno, pois as chuvas e as baixas temperaturas deprimem, põem a todos enclausurados dentro de casa, comendo, bebendo, fumando ansiosamente e, mais grave, forçando a barra, chamando os amigos, parentes, colegas de trabalho para compartilhar o casulo, que se tornou a casa.

E quando se sai de casa é para ir a locais também fechados: restaurantes, bares, clubes sociais ou casas de festas. O sol vem acompanhado da alegria. As quatro estações no Nordeste do Brasil não são definidas claramente; apenas duas o são: o verão e o inverno. A primavera e o outono não são percebidos, sabe-se apenas que constam no calendário.

O dia amanhece cedo, anunciado pelos raios do sol, um espetáculo! Os notívagos, os que trabalham, os boêmios que viram a noite se encaminham para suas casas. Os que despertam logo se apressam para realizar a caminhada matinal à beira-mar, no bairro ou em outro lugar da cidade onde moram.

Mas é na praia que o verão se apresenta em corpo inteiro. As mulheres de todas as faixas etárias vêm à praia mostrar a beleza, o charme e a sensualidade que o verão permite e elas, e os olhos veem.
Os modelos, as cores, os corpos desnudos transformam as areias das praias em passarelas sem igual. O verão é esperado como se fosse um dos deuses do Olimpo com data marcada para chegar ao paraíso terrestre que é o mar.

As deusas a caminhar ou jogando frescobol, vôlei, velejando, tomando sol, cerveja, água de coco ou simplesmente azarando a moçada. Só por isso vale a pena viver e enfrentar o sol, mesmo com o anúncio feito pelos cientistas de que a camada de ozônio foi devastada.

3 comentários:

  1. O sol , mar e brisa combinação ideal para viver intensamente . Nós tb ficamos felizes de poder apreciar um corpo másculo e dourado pelo sol. Temos deuses e deusas desfilando na passarela chamada praia. Verão é tudobom.com.br
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Majella seu Blog está cada vez mais apetitoso e atraente... Maravilha!

    ResponderExcluir
  3. Meu presidente, a escrita está boa. Mas as fotos estão ÓTIMAS.
    Um abraço J. W. Peroba

    ResponderExcluir