sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Mozart Damasceno, o bom burguês


Marcelo Vieira, Xavier, Neném, o advogado José Moura Rocha e Mozart Damasceno em Murici (Alaogas), na década de 1980.
O juiz de direito Paulo Mendes da Rocha, o ex-deputado Agostinho Dias de Oliveira (PCB-Pe) e Mozart Damasceno em frente ao antigo Bar das Ostras, em Maceió (Alagoas).

RESGATANDO A MEMÓRIA

Livro revela fatos importantes da história política de Alagoas

Texto de Clara Cavalcante

O historiador Geraldo de Majella, 50 anos, nascido em Anadia (AL), lançará o livro Mozart Damasceno, o bom burguês, que será publicado pela Edições Bagaço, no dia 19 de outubro, na Pizzaria Armazém Guimarães em Jatiuca. O livro traz um extenso relato da vida do empresário Mozart Damasceno, militante do Partido Comunista Brasileiro e um dos principais financiadores do PCB.
Mozart Damasceno nasceu em Murici em 1925 e faleceu no dia 2 de junho de 1987, em Maceió. A vida do empresário comunista é pontilhada de fatos interessantes como a viagem que realizou à União Soviética em companhia do dirigente comunista Jayme Miranda, do médico Edler Lins e do usineiro Napoleão Moreira, em 1958, e sobre sua prisão ocorrida nos primeiros dias de abril de 1964, pelos militares golpistas.
O historiador Geraldo de Majella tem se dedicando as pesquisas sobre a história do PCB em Alagoas há mais de vinte e cinco anos. O acervo do historiador passou a ser um grande referencial para os que pesquisam a história política recente do nosso estado e da esquerda.
O livro é prefaciado pela historiadora baiana Janaína Amado e a orelha pelo historiador alagoano Osvaldo Maciel professor da Ufal e da Uneal.

Sobre o autor

O historiador Geraldo de Majella é alagoano de Anadia, é formado pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió (Cesmac).

Foi durante vinte anos militante, dirigente estadual e nacional do antigo Partido Comunista Brasileiro (PCB) e por um curto período pertenceu à direção nacional do Partido Popular Socialista (PPS) e desde 1998 está filiado ao Partido Socialista Brasileiro (PSB).

Nas últimas décadas tem exercido funções públicas relevantes em São Paulo e em Alagoas. Atualmente é presidente do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) e membro do Conselho Estadual de Desenvolvimento da Agricultura Familiar.


Serviço:

O quê: Lançamento do livro Mozart Damasco, o bom burguês

Quando: 19/10/2011, às 19h

Onde: Armazém Guimarães, Av. Amélia Rosa, 188, Jatiúca.

6 comentários:

  1. Todos, na cidade de Murici, que conheceram o Sr. Mozart Damasceno ficarão orgulhosos com esta homenagem. Estaremos postando esta notícia ainda hoje no MuriciWeb

    ResponderExcluir
  2. Onde poderemos adquirir o livro após o lançamento?

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber se o escritor Magela se inspirou na crônica de Jasson Ferreira Lima publicada na antiga Tribuna de Alagoas em 28/02/2004, para escrever o livro sobre Mozart Damasceno.

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de saber se a crônica "Um cidadão Alagoano e Soviético" de Jasson Ferreira Lima, publicada com grande repercução na Tribuna de Alagoas em 2004, foi a inspiração para este seu belo livro sobre Mozart?

    ResponderExcluir
  5. O livro esa a venda na Banca do Ednaldo, Ponta Verde, o telefone é : (082) 32316149 e ddurante a Bienal do Livro no estande da Edições Bagaço.
    Geraldo de Majella

    ResponderExcluir
  6. Amigo, para lhe ser sincero, eu não conheço esse texto do Jasson Ferreira. Esse livro nasceu mem 1984 quando gravei em comnapnhia de outros companheiros e companheiras ( Cristina Amélia, Sandra Bispo, Alex Miranda e Lauro Kleber)uma longa entrevista com Mozart Damasceno.
    Geraldo de Majella

    ResponderExcluir